Pages

terça-feira, 26 de maio de 2009

Exercícios de Estrutura Sequencial (exercício 5)

Vamos a resolução do exercício número 5 da lista: http://www.python.org.br/wiki/EstruturaSequencial
5. Faça um Programa que converta metros para centímetros.
Lembrando que o '#' serve para comentar as linhas, o interpretador não lê o que é escrito depois do '#'.
Na primeira linha sempre coloca-se o caminho para o interpretador no linux, no caso do windows não é necessário.
PS.: Fiz o programa para ter redundância a erros.




#!/usr/bin/env python3
# -*- coding: utf-8 -*-

print("Conversor de metros para centímetros")
print("Para sair do programa tecle [ENTER]")
print()
while 1:
metros = input("Digite um número em metros: ")
if not metros: break
while 1:
try:
metros1 = float(metros)
print(metros1*100,"cm")
break
except:
print("O Número parece estar incorreto")
break


Qualquer dúvida só postar um comentário.

Abraços

Exercícios de Estrutura Sequencial (exercício 4)

Vamos a resolução do exercício número 4 da lista: http://www.python.org.br/wiki/EstruturaSequencial
4. Faça um Programa que peça as 4 notas bimestrais e mostre a média.
Lembrando que o '#' serve para comentar as linhas, o interpretador não lê o que é escrito depois do '#'.
Na primeira linha sempre coloca-se o caminho para o interpretador no linux, no caso do windows não é necessário.
PS.: Fiz o programa para ter redundância a erros.


#!/usr/bin/env python3
# -*- coding: utf-8 -*-
lst=[] #lista vazia
print("Use o . (ponto) como separador decimal")
print()
for i in range(2):
while i:
try:
lst.append(eval(input("Informe a nota do 1º Bimestre: ")))
break
except:
print("Digite somente números!")
for y in range(2):
while y:
try:
lst.append(eval(input("Informe a nota do 2º Bimestre: ")))
break
except:
print("Digite somente números!")
for x in range(2):
while x:
try:
lst.append(eval(input("Informe a nota do 3º Bimestre: ")))
break
except:
print("Digite somente números!")
for z in range(1):
while i:
try:
lst.append(eval(input("Informe a nota do 4º Bimestre: ")))
break
except:
print("Digite somente números!")

media = ((lst[0]+lst[1]+lst[2]+lst[3])/4)
if media >= 7.0:
print("A média anual é: %.1f" % media)
print("Aluno aprovado")
else:
print("A média anual é: %.1f" % media) #O "%.1f" diz ao interpretador para só imprimir numeros com 1 casa decimal despois da vírgula
print("Aluno reprovado")

Qualquer dúvida só postar um comentário.

segunda-feira, 11 de maio de 2009

Python 3.1 Release

Primeira versão beta do Python 3.1 saiu!
Python 3.1 é a continuação do trabalho iniciado pela Python 3.0, para mais informações:

http://python.org/download/releases/3.1/

sábado, 9 de maio de 2009

Deputado Inglês faz discurso heróico contra o primeiro ministro britânico

Daniel Hannan, representante do Sudeste da Inglaterra no Parlamento Europeu, fez em dez minutos um dos mais brilhantes discursos políticos dos últimos tempos, mostrando como as políticas estatizantes estão destruindo a economia do seu país. Elegante, mas simples e direto, Hannan conquistou seu lugar na tradição dos grandes oradores britânicos, de Edmund Burke a Winston Churchill. Não deixe de ver o vídeo legendado abaixo:

The devalued Prime Minister of a devalued Government

TENS IDEIA DE QUANTO CONTROLAM A TUA VIDA?

TENS IDEIA DE QUANTO CONTROLAM A TUA VIDA?

por Klauber Pires

Pode ser que esta seja a primeira vez em que lês um artigo meu ou de outro amigo escritor liberal-conservador, desde o meu blog ou do gentil sítio que o hospeda neste momento. Pode ser também que já nos tenhas lido com certa freqüência, contudo, sem ir além da reflexão. Pois foi especialmente pensando em ti que escrevo as palavras adiante.

Vivemos em um país cujas belezas naturais nos convida diariamente a gozar os prazeres da vida com certa intensidade. Um país tão grande, decerto, nos inspira uma sensação de liberdade que tende a nos colocar em uma certa “zona de conforto”, cuja conseqüência primeira é largarmos para depois certas preocupações tais como a nossa espiritualidade ou, digamos aqui, certos problemas cuja intervenção de nossa parte parece situar-se, no plano da eficácia, em algo muito distante.

Porém, esta “distração”, chamemo-la assim, com coisas que dizem respeito ao nosso futuro e, portanto, ao projeto do que queremos fazer de nossas vidas, a cada dia cede lugar necessariamente a preocupações de curto prazo, até mesmo diárias. Estas preocupações de curto e curtíssimo prazo, porém, quase sempre não fazem parte de nossas escolhas, propriamente, mas das que as fizeram uma horda de burocratas de carteirinha em nosso lugar. Em suma: eles estão conduzindo as nossas vidas; estão vivendo as nossas vidas; estão seqüestrando-as para os seus próprios projetos pessoais.

A cada lei, medida provisória, decreto ou portaria publicada, gradativamente vamos entregando parte de nossas vidas e abdicando dos nossos sonhos para uma meia dúzia que as viva e sonhe em abundância.

Esta sensação de liberdade ainda remanescente em nosso país está com os seus dias contados, pois já falta pouca coisa com que o estado possa pensar em intervir, e fazendo assim, trocar o que tu pensavas em fazer pelo que ELE pensa em fazer.

Distraído e inerte, pensas ainda gozar de liberdade no tanto que te interesse beber um chope no fim de semana. Se este for o teu único projeto de vida, não tenho nada a te dizer. Porém, se queres algo mais dela, começa a raciocinar nos fatos que seguem adiante, e que o estado já toma conta da tua vida e nem te dás conta, por acostumado.

De início, já pensaste sobre qual seria a idade ideal para alguém se aposentar? 65 anos? 70 anos? Pois uma pessoa cônscia de sua liberdade dirá: “- pretendo me aposentar quando eu quiser!” Vês? Ela disse que pretende planejar a sua vida e por meio da poupança e dos investimentos em um plano de previdência privada, ela mesma definirá o dia de parar as atividades para gozar plenamente a vida. Porém, no cenário atual, é o estado quem dita, unilateralmente, quando as pessoas podem se aposentar, praticamente ignorante da expectativa de vida que cada ser humano mais ou menos aproxima para si, de acordo com a sua saúde e a penosidade da profissão que exerce.

Mais: que crime pode cometer alguém que decidiu não ter de escolher quem o vá roubar? Estou falando, claro, das eleições. Porque um cidadão tem de necessariamente ficar proibido de tirar passaporte, prestar concurso público, e até mesmo obter um empréstimo? Lembro-me de uma vez em que um amigo meu, servidor público federal, encontrava-se enfermo e não votou, acarretando-lhe a suspensão do seu salário por ordem do T.R.E., que não computou a sua justificativa. Não é um absurdo?

Olha também pro teu cinto de segurança: o estado te obriga a usá-lo com base numa estatística. É pensando em uma maioria que se salva por tê-lo usado na ocasião do acidente que ele te obriga a usar o cinto, assim como também é desprezando uma minoria que se salva JUSTAMENTE por não tê-lo usado. Não te compete mais julgar por ti próprio sobre a conveniência de usá-lo, de modo que, caso te envolvas em um sinistro, podes muito bem encaixar-te no infeliz grupo dos que TERIAM se salvado, caso não o utilizassem. Porém, isto não é um problema do estado. Ele não está interessado nem na tua vida, nem na tua liberdade, mas nos custos com a rede pública hospitalar. Tu és propriedade dele!

A todo instante assistes a programas televisivos que te doutrinam a economizar água e eletricidade e a selecionar o lixo. Estes programas tratam a água como se ela fosse petróleo, um recurso não renovável, o que é falso, pois, depois de usada, retorna à natureza. Esta doutrinação de hoje serão as leis e decretos de amanhã. Amanhã bem cedo, diga-se. Porém, nem passa pela tua cabeça que estás a COMPRAR a água que passa pela tua torneira, assim como a eletricidade que passa pelo teu contador e também os serviços de recolhimento de lixo.

Em um ambiente de liberdade plena, isto é, em uma sociedade em que as pessoas adquirissem tais confortos de empresas privadas operando em regime de liberdade de mercado (sem monopólios) as pessoas teriam a consciência de que esta água é sua PROPRIEDADE, assim como CONTRATAM o fornecimento de eletricidade e o recolhimento de lixo. Para estas pessoas, não importa de onde vem a água, a luz ou para onde vai o lixo. Importa-se-lhes, sim, o QUANTO vão PAGAR por estes bens! Pois, tanto quanto mais raros, mais caros tornar-se-ão, e quanto mais caros, maiores serão os cuidados quanto aos desperdícios, assim como também maiores os incentivos para que os produtores invistam na produção e na oferta destes bens.

Se, por sua vez, o lixo for valioso, que os interessados em busca de lucro os garimpem onde estiver, e isto pode incluir até mesmo pagar aos moradores para que selecionem o lixo e assim facilitem o seu trabalho. Simples assim. Vês como trabalhas de graça para o estado, mesmo pagando caro por serviços de péssima qualidade? Quando eu era criança, muitas vezes ganhei bons trocados vendendo os jornais e garrafas da nossa casa. Agora querem me obrigar a dá-los de graça...bonito...

Pensa então que agora já não podes nem beber nem fumar, porque há restrições, multas e prisões de toda sorte. Pensa também no caso mais grave de entregares o teu filho querido à escola para que ela o eduque não segundo as tuas convicções morais, econômicas e religiosas, mas segundo as do estado.

Vês como quase tudo o que era antes facultativo (eras tu quem decidia) agora é “proibido” ou “obrigatório”?

Até aqui só prestei contas de coisas amenas. Pensa, contudo, que o MST está mais forte do que nunca, invadindo terras, dizimando-as como nuvens de gafanhotos, seqüestrando e matando pessoas, e tudo isto com milhões e milhões pagos por ti. Lembra que os arrozeiros de Roraima – não os despreze pelo só fato de morarem tão longe – não foram desapropriados de suas terras, mas sim EXPROPRIADOS (pois só lhes foi concedida indenização pelas benfeitorias, avaliadas de forma subestimada unilateralmente pelo estado), ou seja, expulsos e banidos como se fossem cães de rua. Imagina que também agora inventaram que qualquer lugar pode ser objeto de EXPROPRIAÇÃO, de CONFISCO, caso meramente se alegue que algum dia descendentes de africanos moraram ali. Toma tenência também de que, daqui a pouco, estará para ser votada uma lei que, se aprovada, vai te botar na cadeia por simplesmente crer que homossexualismo não é bom.

Assustado? Pois, paremos por aqui, por hora. A lista é interminável.

Pois, por favor, toma um comportamento sério. O rumo para o qual estamos seguindo não sofrerá alteração enquanto te mantiveres silente e isolado. Convida teus amigos e familiares para discutir sobre este estado de coisas. Pega este artigo e o lê para eles. Pega todos os artigos que tens encontrado no site em que viste este artigo e o lê e discute semanalmente. A primeiríssima coisa que todos temos a fazer é nos darmos conta de que estamos todos juntos no mesmo barco, e que precisamos nos apoiar para uma mudança de senso comum. Com o tempo, cada grupo irá encontrar coragem, apoio e criatividade para executar ações que ponham um basta a tantos desmandos.

Por ocasião do contra-golpe militar de 1964, a população já exercia um florido protagonismo anticomunista. Principalmente as mulheres, unidas em torno das igrejas e templos, (e naquele tempo, por serem na maioria donas de casa, possuíam mais tempo para se reunirem e agirem), cumpriram um importante papel para o salvamento da nação, de modo que a intervenção militar pôde ser possível, graças à aprovação popular maciça.

Pois, necessitamos retomar este espírito de congraçamento. Perde a vergonha, a timidez e arranja já um encontro de amigos para este fim de semana. Aproveita para entrar em contato comigo, contando dos sucessos. Conto contigo!

quinta-feira, 7 de maio de 2009

Exercícios de Estrutura Sequencial (exercício 3)

Vamos a resolução do exercício número 3 da lista: http://www.python.org.br/wiki/EstruturaSequencial
3.Faça um Programa que peça dois números e imprima a soma.
Lembrando que o '#' serve para comentar as linhas, o interpretador não lê o que é escrito depois do '#'.
Na primeira linha sempre coloca-se o caminho para o interpretador no linux, no caso do windows não é necessário.
PS.: Fiz o programa para ter redundância a erros.

#!/usr/bin/env python3
# -*- coding: utf-8 -*-
lst=[] #lista vazia

for i in range(2):
while i:
try: #Prevençao contra erros do usuário (O programa só aceita números)
lst.append(eval(input("Digite um número: "))) #Pede ao user o primeiro número
break

except:
print("Digite somente números!")

for y in range(1):
while i:
try: #Prevençao contra erros do usuário (O programa só aceita números)
lst.append(eval(input("Digite outro número: "))) #Pede ao user o segundo numero
break

except:
print("Digite somente números!")

print("A soma dos números informados é:",lst[0]+lst[1])


PyGame para ensinar programação em Campina Grande-PB

Em Campina Grande - PB, o pessoal está usando PyGame pra ensinar programação 1. A turma é divivida em grupos, cada grupo tem que sair do primeiro período com um jogo pronto. Todo o projeto é feito usando testes de unidade pra validar as regras do jogo.
Mais detalhes sobre essa iniciativa do departamento de informatica da UFCG vejam o link: http://wiki.embeddedacademy.org/index.php/Basic_Python_Course

Frameworks de desenvolvimento rápido

Palestra no auditório do CEFET-AL, em Maceió, sobre: sobre frameworks de
desenvolvimento ágil de aplicações pra web (Ruby on Rails, Django, Grails,
etc).
A palestra será ministrada por Alessandro Jatobá.

Horário: 19:30
Data: 07 de Maio 2009

quarta-feira, 6 de maio de 2009

Disco holográfico revolucionário

O disco holográfico, desenvolvido pela GE, armazena 500 gigabytes e custa, proporcionalmente, menos que um disco blu-ray!

Thomaz Favaro (Revista Veja)

Algumas tecnologias surgem na hora certa para causar uma revolução. Outras são revolucionárias, mas aparecem na hora errada e não causam tanta sensação. Qual será o caso do disco holográfico, uma nova tecnologia de armazenamento digital de dados anunciada pela General Electric na semana passada? De tamanho convencional, o produto tem capacidade para armazenar 500 gigabytes de informação, o equivalente a 100 DVDs – o que é um desempenho sensacional. Quando foram lançados, o CD, em 1982, e o DVD, em 1995, mudaram tudo o que se conhecia nessa área. O primeiro armazenava 200 vezes mais dados que a tecnologia antecessora e representou uma revolução na indústria fonográfica. O segundo ultrapassou a marca dos gigabytes, permitindo a gravação de filmes inteiros numa única mídia. Já com o blu-ray, lançado há seis anos, foi diferente. Apesar de aumentar a capacidade de armazenamento, tornou-se apenas mais uma alternativa entre outras tantas. "A nova tecnologia holográfica terá de competir também com outras formas de armazenamento, como HDs externos, pen drives e o cloud computing, a estocagem de dados em servidores gigantes e remotos acessados pela internet", diz Waldemar Schuster, analista da International Data Corporation (IDC), instituto especializado em tecnologia.

O nome da tecnologia faz alusão à possibilidade de aproveitar todas as três dimensões do disco para arquivar dados. Ao contrário das mídias ópticas, nas quais os dados são "escritos" numa fina camada de metal, toda a espessura do disco holográfico é composta de um material fotossensível, capaz de armazenar informações. Há outras pesquisas com armazenagem holográfica em andamento. Uma empresa americana anunciou neste ano planos de introduzir um sistema que usará máquinas de 18 000 dólares e discos igualmente caros. A GE tomou um caminho diferente. Reduziu a qualidade do holograma para baratear o produto e atingir um público mais amplo. A tecnologia ainda está em fase de laboratório e precisa ser adaptada para a produção em massa. "Nosso objetivo é, com pequenos ajustes, dobrar a capacidade de armazenamento até a data de lançamento do produto, em 2012", disse a VEJA o americano Brian Lawrence, chefe do programa de armazenamento holográfico da GE.

O preço por gigabyte do disco holográfico é estimado em 10 centavos de dólar, contra 50 centavos do Blu-ray. Essa pode ser uma vantagem competitiva. Estima-se que três quartos dos gastos com tecnologia da informação de uma empresa vão para a ampliação da capacidade de armazenamento de dados. Baratear o custo é uma necessidade crucial para estúdios de cinema, redes de TV e hospitais. Se o disco holográfico conseguir reduzir parte desses gastos, talvez consiga, afinal de contas, desencadear sua própria revolução tecnológica.


Exercícios de Estrutura Sequencial (exercícios 1 e 2)

Gradualmente vou ir postando minhas soluções para lista de exercícios de programação: http://www.python.org.br/wiki/EstruturaSequencial, a lista é ótima para treinar suas habilidades em qualquer linguagem de programação, aqui vou postando os exercícios em Python 3.0, que é a minha preferida!
Aqui vai a primeira questão:
1. Faça um Programa que mostre a mensagem "Alo mundo" na tela.


#!/usr/bin/env python3
# -*- coding: utf-8 -*-
print("Alo mundo")
#Fim do programa


Simples demais não?
Vamos a segunda questão:
2. Faça um Programa que peça um número e então mostre a mensagem O número informado foi [número].


#!/usr/bin/env python3
# -*- coding: utf-8 -*-

lst=[] #Cria uma lista vazia
for i in range(2):
while i:
try: #Prevenção de erros do usuário (o programa só aceita números)
lst.append(eval(input("Digite um número: ")))
break

except:
print("Digite somente números!")

print("O número informado foi:",lst)
#Fim do programa


Durante a semana vou postando o resto dos exercícios.

terça-feira, 5 de maio de 2009

10º Fórum Internacional do Software Livre

fisl10 tem 14 atrações internacionais confirmadas!

O maior evento de software livre da América Latina já tem 14 atrações internacionais confirmadas. Após ter anunciado na semana passada as presenças de Peter Sunde e Richard Stallman, o 10º Fórum Internacional Software Livre já tem outros 12 nomes confirmados. São eles:

* Jan Schneider - Desenvolvedor de softwares baseados em web desde 1998, juntou forças com estudantes recém-formados para fundar a AMMMa AG em Bielefeld, Alemanha, visando desenvolver sistemas de gerenciamento de conteúdo e ensino a distância (e-learning) para organizações governamentais, editorias educacionais e outras companhias e organizações educacionais. Desde 2004 trabalha como desenvolvedor freelance e consultor, especializado em PHP e Horde, sendo membro do Projeto Horde desde 2001. Blog: [http://janschneider.de] foto recente: http://www.techworld.com.au/idg/gim.php/id/10992/res/2

* Scott Balneaves - Scotty, como gosta de ser chamado, é um dos desenvolvedores dos pacotes LTSP para Ubuntu. Principal desenvolvedor do ltspfs (sistema de arquivos em userspace capaz de montar CD-Roms e Pen-Drives das estações diskless no servidor LTSP), entre outros pacotes importantes do LTSP5. [http://ltspthinclient.blogspot.com/].

* Jim McQuillan - Fundador do Linux Terminal Server Project (LTSP). É palestrante requisitado no mundo todo. Já trabalhou com sistemas de apoio à saúde nos
últimos 20 anos nos Estados Unidos.

* John "Maddog" Hall - Presidente fundador da Linux Internacional, tem mais de 38 anos na indústria de software. Ocupa a maior parte do seu tempo em eventos de software livre pelo mundo e, segundo ele, o fisl é o maior evento comunitário de software livre do planeta.

* Steven Rostedt - Trabalha na TimeSys e é programador do Kernel Linux, desenvolvedor do Real-Time Linux. Autor de livros de programação de kernel.

* Daniel Baumann - Desenvolvedor Debian e mantenedor de diversos pacotes, como o dosfstools. Desenvolve uma distribuição Debian Live [http://debian-live.alioth.debian.org/], que não precisa ser instalada no computador, rodando a partir de um CD.

* Bill Carovano - Diretor de Marketing Técnico e do Grupo de Sistemas de Virtualização e Inteligência Competitiva da Citrix Systems Inc.

* Chris diBona - Gerente responsável por Open Source no Google. Chris
foi editor do Slashdot, e hoje é responsável por programas ligados a
Software Livre no Google, como licensing compliance, eventos e
programas relacionados.

* Leslie Hawthrow - É gerente de programas e evangelista Open Source
no Google. e é a reponsável pelo Summer of Code e o Google Open Source
Blog.

* Paulo Garcia-Milá - Pau Garcia-Milà é de Barcelona (Espanha) e aos 15 anos começou a desenvolver pequenos projetos. Com apenas 18 anos fundou o eyeOS. Em 2008, o eyeOs registrou mais de 400.000 membros por todo o mundo e quase meio milhão de downloads.

* Seth Schoen - Tecnologista do time da Eletronic Frontier Fundation. Envolvido ativamente em discussões sobre leis de copyrights digitais e encriptação desde 1998. É especialista em trusted computing.

* Jeff Arnold - Já imaginou instalar um novo kernel em seu sistema operacional e iniciar seu uso sem precisar reiniciar o sistema inteiro? Jeff Arnold imaginou, e melhor, realizou. O início do desenvolvimento do software Ksplice foi como um projeto de pesquisa no MIT, no começo de 2007. Em 2008, Jeff e mais três alunos do MIT iniciaram a Kspice, Inc. para desenvolver e desdobrar mais a tecnologia Kspice. Atualmente Jeff trabalha em Cambridge, Massachusetts.

Os outros dois nomes confirmados são Richard Stallman e Peter Sunde. Richard Matthew Stallman é fundador do Movimento Software Livre, do Projeto GNU e da Free Software Fundation (FSF), RMS consolidou o conceito de "copyleft" ao escrever a Licença Pública Geral GNU (GNU/GPL), a licença livre mais usada no mundo. Desde 1990 dedica a maior parte do seu tempo como ativista político, defendendo o software livre e lutando contra as patentes de software [http://www.stallman.org/]. Peter Sunde Kolmisoppi nasceu em Uddevalla, Suécia, em 1978 e aos 25 anos fundou com mais dois companheiros o The Pirate Bay [http://thepiratebay.org], o maior site do mundo de BitTorrents centro de um processo de pirataria nos Estados Unidos da America. Veja mais sobre o caso e sobre Peter em seu blog: http://blog.brokep.com. Além dos nomes internacionais, a organização do 10º Fórum Internacional Software Livre divulgará nos próximos dias grandes nomes brasileiros do software livre.

INSCRIÇÕES – O que também está se confirmando, a exemplo das nove edições anteriores, é uma grande presença de público. O fisl10 já tem mais de 800 inscritos, um número expressivo se considerarmos que ainda faltam mais de dois meses para o evento. As inscrições podem ser feitas no site www.fisl.org.br. Também estão abertas as inscrições para a Chamada de Trabalhos a serem apresentados no evento. O envio das propostas de palestras pode ser feito até o dia 26 de abril través da página do sistema Papers (https://fisl.softwarelivre.org/10/papers/speaker/ ).

Neste ano foram definidas 24 trilhas, divididas em 14 macrotemas. As propostas devem estar de acordo com os seguintes assuntos: Desenvolvimento, Administração de Sistemas, Gerenciamento de dados, Desktop, Kernel e Sistemas de Arquivos, Hardware, Sistemas Embarcados e Robótica, Segurança, Negócios, Implementações e Casos, Jogos, Multimídia e Streamming, VoIP, Ecosistema do Software Livre (Comunidade, Filosofia, Legislação e Cultura Livre), Educação e Inclusão Digital, Eventos Comunitários e Tópicos Emergentes. O envio das propostas deve indicar a trilha na qual a proposta se encaixa.

Datas importantes:

- 26 de abril de 2009: limite para submissão de artigos
- 25 de maio de 2009: final da avaliação e divulgação dos resultados
- 31 de maio de 2009: final para confirmação dos palestrantes

Erro ao rodar o IDLE (no Python 3.0 b3)

Recentemente resolvi instalar o novo Python 3.0 b3, só que me deparei com um problema aqui no OpenSuse 11.1, o IDLE dava erro toda vez que eu o tentava rodar, e como o IDLE é essencial para testar trechos dos algoritmos, tive que perder uma madrugada no velho amigo Google para ver se encontrava uma solução para esse bug. Já pelas 4 da manhã encontrei a solução:
Abra com seu editor favorito (no meu caso o mcedit como root) o arquivo:
# /usr/lib/python3.0/idlelib/run.py (em outras distros o caminho pode ser diferente)

Na linha 76 verás:


sockthread.set_daemon(True)




Agora é só alterar para:


sockthread.set_daemon = True

Pronto, bug fixed, só essa besteirinha no código impede o programa todo de rodar, mas agora tá rodando que é uma beleza.

ADrive.com 50GB de armazenamento grátis!

Pesquisando pelo o google por um disco virtual que suportasse grandes arquivos, encontrei o http://adrive.com, com a incrível capacidade de 50GB de armazenamento e 2GB de tamanho máximo de arquivo, isso tudo grátis!. Uma ótima opção para fazer seus backups.
Pronto forte, pode-se upar diretórios inteiros com uma ferramenta Java em built-in no site.
Ponto fraco do ADrive é no compartilhamento, se você decidir compartilhar algum arquivo no plano grátis ele só compartilha por 14 dias, acabando esse prazo, você tem que clicar para compartilhar denovo por mais 14 dias, só que o link muda.